Frutas essenciais a favor da boa imunidade

É provável que você tenha ouvido falar a vida toda que a vitamina C é um dos melhores nutrientes para reforçar o sistema imunológico. Algo que despertou ainda mais atenção por conta da pandemia da covid-19, que levantou indícios de que a gravidade ou não dos sintomas da doença estaria relacionada às condições de defesa do organismo de cada um.

E dá-lhe laranja, limão e tangerina na alimentação do dia a dia, frutas bastante conhecidas em termos de boa reserva de vitamina C. No entanto, é bom que você saiba que existem outras com ótimos estoques desse e de mais nutrientes que jogam a favor do sistema imunológico.

É o caso, por exemplo, do açaí, também rico em antioxidantes, como as antocianinas, que combatem os radicais livres, células adulteradas que deixam o organismo mais vulnerável a doenças e ao envelhecimento precoce. A recomendação é de 200 a 500 ml (um a dois copos) por semana. Importante: a opção mais saudável é a orgânica, sem adição de açúcar ou xarope.

Nessa lista de agentes da boa imunidade, coloque, ainda, a acerola, que também tem vitamina A e magnésio. A recomendação, in natura, é de duas a quatro unidades ao dia. E, fechando essa trinca, acrescente o mirtilo, rico em polifenóis, úteis, no combate de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. A recomendação é de duas colheres de sopa ao dia.

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