Capa - 1

Você sabe o que são macronutrientes e qual sua importância para saúde?

Não é de hoje que eu sempre falo que para ter uma boa rotina alimentar é preciso balancear a quantidade de nutrientes e vitaminas que ingerimos no nosso dia a dia. Por isso, é preciso escolher bem os alimentos que compõem a nossa alimentação para não exagerar ou deixar de consumir algum tipo de substância necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, como é o caso dos macronutrientes.

texto1

Você sabe o que são os macronutrientes? 

Eles são considerados como elementos responsáveis pelo fornecimento de energia e força necessários para garantir que o nosso corpo esteja sempre ativo. Por repor energia gasta durante as atividades diárias, os macronutrientes são indispensáveis na nossa alimentação. Como estão presentes na maioria dos alimentos que nós consumimos, eles formam toda a estrutura da cadeia alimentar, mas vale lembrar que os micronutrientes também são importantes e ambos devem ser consumidos em conjunto. 

texto2

Onde eu encontro os macronutrientes? 

Esse grupo alimentar é formado por 3 grandes nichos: os carboidratos, os lipídios e as proteínas. Para compor os carboidratos eu sempre indico tubérculos como batata, mandioca e batata doce. As proteínas que eu mais gosto são as carnes brancas e as oleaginosas como castanha de caju e amêndoas. 

Os lipídios, ou como são conhecidos “as gorduras”, devem ser consumidos com mais cuidado, pois o excesso pode levar ao aumento de peso, os alimentos mais indicados são o queijo branco e gema de ovo. Algumas oleaginosas também são compostas pelo elemento.

Lembrando sempre que, para calcular os níveis ideais de macronutrientes para o seu corpo, é preciso consultar um nutricionista. Por isso, antes de entrar em uma dieta por conta própria marque uma consulta e tenha certeza de que os alimentos que você está consumindo na sua rotina são, de fato, necessários para uma vida saudável.

Compartilhe

29/06/20