Os perigos do sal e do açúcar

Capa---1

Tem quem pense que o sal e o açúcar, quando usados em pouca quantidade, são benéficos à nossa saúde. Porém, esses temperos podem acarretar diversos problemas para o nosso corpo ao longo do tempo como a hipertensão e a diabetes.

texto1 (1)

O sódio é responsável por controlar a pressão e os níveis de líquido dentro do nosso organismo, por isso, ele é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. Porém, o consumo excessivo de sal de cozinha é um dos principais responsáveis pela hipertensão. Ela acontece quando o sal chega ao nosso organismo em grande quantidade, aumentando a retenção de água e sobrecarregando o coração que tem que aumentar a pressão para continuar bombeando sangue para o corpo. Por isso, é importante investir em outros temperos para trazer sabor às receitas como a cebola e o olha.

texto2 (1)

Assim como o sal, o açúcar livre (aquele encontrado no açúcar refinado) é responsável por diversos problemas de saúde como cáries, obesidade e diabetes. O que algumas pessoas esquecem é que os alimentos ultra processados já possuem um alto nível de açúcar e adoçam ainda mais o alimento.  A melhor opção para realçar o sabor doce das suas receitas é investir em frutas que possuem índices mais altos de frutose como o mamão e a manga. 

A relação do nosso organismo com o sal e o açúcar se fazem necessárias, porém em poucas quantidades e com alimentos in natura. Sendo assim, a melhor opção para diminuir o consumo desses componentes é aproveitar os sabores das frutas e, no caso de receitas salgadas, optar por temperos menos industrializados e que realcem os sabores assim como o sal de cozinha.

Compartilhe

30/04/20