Capa - 1

Entenda a visão da medicina integrativa para a saúde

Texto - 1

Você já ouviu falar no termo “medicina integrativa”? Ele se refere a uma vertente da medicina que busca ressignificar o papel do paciente no processo de cura, assim como enxergar a sua saúde em toda a sua amplitude.

Esse novo olhar nos permite constatar que a saúde de um indivíduo vai muito além do combate às doenças. Fatores como a saúde mental e a qualidade de vida podem, e devem, ser levados em consideração.

Como a proposta integrativa pede uma participação mais ativa do paciente em seu próprio tratamento, proponho a você que faça uma autoanálise dos seguintes pontos:

Quais são os principais antagonistas do seu bem-estar atualmente? (estresse, ansiedade, sedentarismo, dentre outros…).

Esses fatores afetam a sua saúde?

Texto - 2


Após uma breve reflexão, você irá perceber que saúde e bem-estar nem sempre são equivalentes, embora um tenha influência direta sobre o outro. O seu bem-estar engloba questões como a sua qualidade de vida, o seu ambiente de trabalho, as relações familiares e a autoestima. Todos esses fatores, por sua vez, afetam diretamente a sua saúde.

A visão integrativa nos permite aliar as técnicas da medicina tradicional ao conhecimento de profissionais de outras áreas de atuação em busca de soluções que melhorem a sua qualidade de vida.

O tratamento pode abranger desde diferentes especialidades da medicina, como nutrologia nutrição e psicologia, até buscar soluções em métodos alternativos, como a fitoterapia e a meditação, por exemplo. Todas as abordagens terapêuticas podem ser consideradas, desde que hajam a favor do seu bem-estar.

Interessou-se pelo assunto? Sugiro que leia mais sobre os princípios da medicina integrativa em meu Blog.

Compartilhe

20/01/20