capa blog 2

Fibromialgia: causas e sintomas

Dores por todo corpo, sensibilidade nas articulações, fadiga, dificuldade para dormir, dores de cabeça, e até mesmo ansiedade ou depressão. Esses são sintomas comuns da fibromialgia, doença que afeta sobretudo, nós, mulheres.

De cada 10 pacientes com esse diagnóstico, 7 são do sexo feminino e não há ainda, um estudo conclusivo que aponte causas para esses dados.

Texto Blog 1

CAUSAS DA FIBROMIALGIA

As causas para essa doença ainda são desconhecidas,e embora não haja unanimidade neste assunto, podemos apontar alguns fatores que são frequentemente associados à doença.

Genética:  O diagnóstico é muitas vezes recorrente entre membros de uma mesma família, o que pode apontar o fator genético como algo preponderante

Sedentarismo: A falta de atividade física pode estar associada a sintomas como dificuldade para dormir, ansiedade e depressão, que são comuns em pacientes com esse diagnóstico.

Trauma físico ou emocional: a fibromialgia muitas vezes pode se desencadear por conta de um trauma físico ou estresse

É importante ainda considerar os fatores de risco: Se você é mulher, já conviveu com casos da doença na família, sofre de artrite ou lúpus, é preciso redobrar os cuidados.

PONTOS DE DOR

texto blog 2


Quem sofre com a fibromialgia deve estar atento aos principais pontos do corpo que são afetados pela doença. Através desses pontos é possível inclusive fazer o autodiagnóstico, para em seguida procurar um profissional da saúde que ofereça condições adequadas de tratamento.

São comuns dores na região abdominal, cotovelos, nádegas, bacia, joelhos e coluna.

Se você se identifica com esses sintomas, procure ajuda de um profissional. O tratamento da fibromialgia se dá pela junção da medicação e de alguns cuidados como fisioterapia, exercícios para condicionamento físico e métodos para o alívio do estresse.


 

Compartilhe

12/09/19