1

CONHEÇA OS CINCO PILARES DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Olá meninas, Durante a semana conversamos bastante sobre o envelhecimento e as mudanças que essa fase da vida traz para os nossos hábitos em geral. Antes de mais nada é preciso enxergar a velhice com naturalidade, assim como as demais fases da vida.

“Mas doutora, isso significa que eu devo esperar a velhice chegar para começar a lidar com os sintomas?” de maneira nenhuma! Hoje, apresento para vocês os cinco pilares do envelhecimento saudável, hábitos que englobam diferentes áreas relacionadas à nossa saúde e podem tornar este processo natural algo menos doloroso.

3

1. BOA NUTRIÇÃO

Nosso corpo está em um processo constante de mudanças. Com o passar dos anos, é comum que alguns de nós percebamos mudanças em geral, a medida em que elas passam a nos afetar.

Um dos fatores que muda com o decorrer do tempo e é primordial para a manutenção da boa saúde, é a necessidade nutricional de cada um ou seja, os nutrientes, vitaminas e outros compostos que o nosso corpo precisa para funcionar bem.

Na velhice, nosso corpo tem déficit de diversos nutrientes, muitos dos quais são responsáveis por combater doenças associadas ao envelhecimento.

Justamente por isso, o acompanhamento nutricional é fundamental não só nesta como em todas as fases da vida.

2. ATIVIDADE FÍSICA

Não há como negar, a medida que o corpo envelhece, não temos mais a mesma disposição que tínhamos para os exercícios alguns anos atrás. Esse motivo acaba associando o envelhecimento ao sedentarismo, já que a maioria das pessoas vai deixando de ser ativa conforme envelhece.

A atividade física moderada, por pelo menos 30 minutos diários, tem um valor inestimável não só na velhice como em todas as fases da vida. Reduzem o risco de doenças, melhoram o humor, além de estimular e independência e o convívio social, sobretudo aos idosos.

3. MANUTENÇÃO DO PESO


Este é outro dos fatores que devemos observar sempre com atenção, a medida que envelhecemos. Na fase adulta, o metabolismo começa a funcionar em ritmo mais lento, e aqueles quilinhos que eram perdidos com facilidade exigem um esforço bem maior para desaparecer.

Com relação aos idosos a manutenção do peso, além de afastar uma série de doenças, facilita a mobilidade, estimula a atitude positiva e pode apontar melhorias no convívio social. É muito menos doloroso envelhecer com uma boa auto estima, nos amando e gostando do nosso corpo.

2


4. ATITUDE POSITIVA

Parece besteira falar sobre isso, mas a atitude positiva é que vai te motivar para manter todos os outros 4 pilares em dia. Enxergar a velhice com naturalidade, avaliar os pontos positivos e negativos do envelhecimento com franqueza, são parte dessa atitude.

A atitude positiva, ao contrário do comodismo, irá te ajudar a lutar contra os sinais do envelhecimento, e buscar alternativas para a manutenção da saúde, da boa forma, e da disposição em qualquer idade.

Algo que eu sempre digo, e que cabe ser reforçado mais uma vez aqui: É muito importante levarmos em conta a saúde mental como parte fundamental para a manutenção da saúde como um todo, e no tratamento de doenças.

5. CONVÍVIO SOCIAL

Conforme envelhecemos, nosso convívio social vai ficando cada vez mais restrito, e muitas vezes se restringe ao núcleo familiar. Cultivar amizades e manter a vida social ativa também é parte da saúde. Um idoso sociável apresenta melhoras no humor e tem perfil independente.

Sair com os amigos, dar risada e se divertir ao lado das pessoas que amamos é o que mantém a chama da vida acesa, não podemos nunca nos esquecer disso.


Cuidando bem desses cinco pilares, você cuida da saúde como um todo. Se você ainda está no auge da juventude, esse texto também é para você, afinal de contas, nunca é cedo demais para começar a cultivar hábitos saudáveis.

Compartilhe

20/05/19