aberturablog_atividadeinfantil

OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA

aberturablog_atividadeinfantil
Durante esta semana, a conversa em todas as minhas redes sociais é sobre a alimentação dos nossos pequenos. Para o blog, escolhi falar de um assunto muito importante, e que costuma gerar dúvidas e questionamentos: a importância da atividade física na infância.

Se voltarmos um pouquinho no tempo, com certeza, vamos lembrar dos momentos de brincadeira, correndo e dançando no parque ou na rua com os amigos. Mas nos dias atuais, com a rotina corrida e toda a modernidade disponível para nossas crianças, como ficam as atividades físicas?

ATIVIDADE FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Se para nós, adultos, a atividade física é uma das maiores aliadas na busca pela saúde, para as crianças ela tem um significado ainda mais importante: o de aliada no desenvolvimento.

A atividade física e as brincadeiras auxiliam as crianças no desenvolvimento das funções motoras, manipulativas e estabilizadoras ligadas ao movimento. Tudo o que hoje nos parece habitual ou instintivo como adultos – caminhar, correr, saltar, cortar ou dobrar um papel, pegar ou arremessar um objeto – faz parte desse desenvolvimento e teve de ser aprendido.

Uma vez que a criança exercite atividades para estimular esse desenvolvimento durante a infância, dificilmente ela conseguirá recuperar o prejuízo mais tarde, na fase adulta.

imgtxtblog_atividade infantil


ATIVIDADE FÍSICA COMO PARTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Justamente por conta da sua importância, as atividades físicas devem fazer parte da educação infantil dentro e fora do ambiente escolar. No caso da educação, as atividades e brincadeiras que muito divertem as crianças funcionam na verdade como um estratégia para estimulá-los a exercitar as habilidades motoras.

O incentivo à brincadeiras e a atividade física nesse período acarreta benefícios a muitas dimensões da vida da criança, em termos de qualidade de vida, tais como:

 

  • Cognitiva
  • Corporal
  • Afetiva
  • Ética
  • Relações Sociais
  • Inserção Social



DE OLHO NA OBESIDADE INFANTIL

Não teria como encerrar o texto sem abordar esse assunto e fazer um alerta: a obesidade infantil está se tornando algo quase habitual na sociedade atual.

Seja por conta da tecnologia, da falta de espaço em casa ou da falta de segurança nas grandes cidades, as crianças estão perdendo a motivação para brincar. A alimentação cada vez mais processada e industrializada também contribui para que os pequenos fiquem acima do peso.

Para os pais, um conselho: durante a infância, nós como pais somos responsáveis pelos nossos filhos. É nossa obrigação, como educadores dos pequenos, incentivar ações que sejam benéficas para a sua saúde e mais do que isso, servir de exemplo para eles nas mais variadas situações. Pensem nisso!

Para finalizar, gostaria de indicar para as mamães grávidas um texto aqui do blog, onde falo sobre as atividades físicas durante a gravidez, os bons exemplos podem começar ainda na gestação.

Compartilhe

24/04/19