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Sal na alimentação: a palavra chave é o equilíbrio

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como Sal de cozinha é certamente o tempero mais popular da culinária, sendo de importância fundamental em quase todos os tipos de preparo gastronômicos, incluindo os doces. Sua função principal é realçar sabores e garantir uma comida apetitosa em nossa mesa. Quando falamos da saúde, entretanto, o sal é muitas vezes visto como vilão, já que as altas quantidades de sódio causam inchaço, elevam a pressão e podem atacar os rins.

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Engana-se quem pensa que o sal é sinônimo de perigo, Assim como os demais alimentos a palavra chave para o uso desse tempero é equilíbrio. Em doses regulares (recomenda-se menos de 5 gramas diários por pessoa) o sal pode ser aliado da digestão e atuar como mecanismo de controle das substâncias que entram e saem do organismo. Vamos falar de seus benefícios mais a fundo.

BENEFÍCIOS DO SAL

  • Auxilia na digestão: Estimula o aumento dos movimentos peristálticos dos intestinos, facilitando a formação do bolo fecal;
  • Auxilia na reposição do sódio perdido pela transpiração: Dessa forma seu consumo é fundamental para atletas e pessoas que praticam atividades físicas regularmente;
  • Mantém o equilíbrio do organismo: Sem a presença do sódio no corpo, o organismo não consegue reter a quantidade saudável de água que precisa e as células sofrem alteração no seu volume natural.

É preciso ressaltar. porém, que quando a ingestão de sal excede os índices recomendados os danos à sua saúde podem ser graves:

MALEFÍCIOS DO SAL

  • Perigos ao coração: o excesso de sal tem ligação direta com o aumento da pressão sanguínea;
  • Atenção para os ossos: O consumo exagerado de sal reduz a capacidade de absorção de cálcio no organismo e diminui a densidade dos ossos;
  • Problemas estéticos:  A retenção de líquidos provocada pelo sal resulta em uma aparência de constante inchaço, favorece o aparecimento de celulites e ainda estimula o envelhecimento precoce.

Diante desse cenário, é preciso estar sempre atento a quantidade de sódio dos produtos que ingerimos, principalmente aqueles que não preparados em casa. Uma boa dica para quem não quer abrir mão de uma comida bem temperada é o uso de sais mais saudáveis como o Sal Marinho e o Sal do Himalaia.

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26/02/19