aberturablog_fibras

Fibras: carboidratos fundamentais para uma dieta equilibrada

As fibras já são conhecidas pela grande maioria das pessoas por ajudarem a evitar e tratar a constipação, mas seus benefícios para a saúde vão muito além disso. A ingestão de uma grande quantidade de fibras reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes e outros diagnósticos.

Muitos dos alimentos que são ricos em fibra são baratos e fáceis de se encontrar como frutas, verduras, legumes, cereais matinais, pães e massas integrais. O que você deve ter notado por esses exemplos que acabei de citar é que muitas das vezes a fibra está atrelada aos carboidratos, e é aí que a nossa preocupação começa.

À medida que as dietas Low Carb, que restringem o consumo de carboidratos, ganham cada vez mais adeptos a preocupação é que as pessoas estejam deixando também de consumir a quantidade necessária de fibras. Recomenda-se a ingestão de 30 gramas diárias para que se possa aproveitar todos os benefícios que a fibra tem a oferecer. Parece pouco? Mas na prática isso pode ser um desafio e tanto.

imgtxtblog_fibras

Devemos considerar que um alimento não é composto somente de fibras. A banana por exemplo, pesa em média 120 gramas, das quais apenas 3 gramas são de fibra. Para facilitar essa tarefa eu preparei uma listinha para ajudá-los:

  • Meia xícara de acelga: 1g de fibras
  • Uma cenoura: 3g de fibras
  • Uma maçã com casca: 4g de fibras
  • Meia xícara de aveia em flocos: 9g de fibras
  • Uma fatia espessa de pão integral: 2g de fibras
  • Uma xícara de lentilhas cozidas: 4g de fibras
  • Uma batata cozida com casca: 2g de fibras

Toda e qualquer mudança nos hábitos alimentares é sempre um desafio, mas com disciplina e força de vontade podemos melhorar e muito nossa saúde através de uma alimentação equilibrada. Algumas dicas simples como substituir os produtos a base de farinha branca por produtos integrais podem fazer toda a diferença na quantidade de fibras que você ingere diariamente. Mude os seus hábitos e em poucos dias os resultados serão visíveis.

Compartilhe

12/02/19