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RENDIMENTO ESPORTIVO X CICLO MENSTRUAL

Toda mulher sabe que é muito importante ouvir o próprio corpo, quanto mais entendemos como ele se comporta, mais temos saúde, bem-estar e qualidade de vida. Todo mês, durante o ciclo menstrual, passamos por alterações em nossos hormônios e, consequentemente, o desempenho físico também é afetado. Este período podemos dividir em duas fases: a folicular (1º ao 14º dia) e a lútea (15º ao 28º dia).

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FASE FOCULIAR (período próximo à ovulação)

Os níveis de estrogênio caem, mas o metabolismo compensa com glicose em alta. Este período favorece atividades anaeróbias intensas de curta duração, como treino de HIT, corridas com alta intensidade e curta duração, exercícios com saltos e sprints na bicicleta.

FASE LÚTEA (alta de estrogênio e progesterona)

Nessa fase, os níveis hormonais estão elevados, favorecendo atividades com pesos e cargas altas (conhecido como contra-resistência). Nesse período, ocorre o aumento no número de hemácias, que contribuem para realização de atividades aeróbicas longas, como: natação, corrida de longa distância e circuito de exercício mais extenso utilizando menor carga na musculação, o que ativa o metabolismo e a queima de gorduras.

FINAL DA FASE LÚTEA (TPM e início do ciclo)

Momento em que ocorre o aumento da fadiga, alteração da frequência cardíaca, mudanças na temperatura corporal e aumento do tempo de reação, o que contribui para a queda da performance física e aumento do risco de lesões. Essa mudanças podem vir acompanhadas por cólicas, dores de cabeça, dor lombar e alterações de humor. Esta fase não é favorável para aumentar a intensidade dos treinos. Prefira atividades mais leves e com pouca complexidade como: alongamentos e caminhadas.

Os dias logo após o período menstrual são os melhores para a performance física. Esta sim é uma boa hora para treinar com força total! Intensifique os exercícios, eleve as cargas, aumente a velocidade. Se sentir qualquer desconforto, procure seu médico, ele saberá como te orientar.

Gostaram das dicas? Se ainda restou alguma dúvida sobre como potencializar o resultado dos seus exercícios, eu indico um texto super interessante que foi publicado aqui no blog com os melhores suplementos pra fazer o seu treino render ainda mais. Boa leitura e bom treino!

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31/01/19