Corrida na esteira, na rua ou na areia - Abertura

Corrida na esteira, na rua ou na areia. Qual o melhor exercício para emagrecer?

A corrida é um exercício democrático que conquista cada vez mais adeptos. Ela pode ser usada como ferramenta para emagrecer, para desafiar a si mesmo ou até terapêutica. Basta escolher sua “playlist”, calçar o tênis e correr.

A corrida é democrática. Basta escolher sua música, calçar o tênis e correr!

Mas, dependendo onde você mora, correr na praia não é possível, a rua não é acessível ou não tem esteira próxima. Por isso, pensar qual a melhor opção para sua realidade é fundamental antes de começar a se exercitar. Vamos às diferenças entre os treinos:

Corrida na esteira:

  1. Menor sobrecarga de impacto: a esteira ajuda a absorver o impacto;
  2. Maior uso do quadríceps: ele é mais usado para que o corpo fique mais “vertical”;
  3. Maiores variações de treino: com o aparelho é fácil programar diversos treinos.

Corrida na esteira, na rua ou na areia - Esteira

Corrida na rua:

  1. Maior especificidade da modalidade corrida
  2. Maior exigência dos músculos de membros inferiores
  3. Maior sobrecarga de impacto porque não há nada que amorteça só o tênis

Corrida na esteira, na rua ou na areia - Rua

Corrida na areia:

  1. Menor sobrecarga de impacto para o corpo, porque a areia serve como amortecedor;
  2. Maior exigência de membros inferiores, por a areia ser um terreno mais instável;
  3. Maior trabalho muscular dos músculos responsáveis pela postura, porque é mais difícil se manter em pé na areia, do que em um terreno estável;
  4. É bem mais difícil correr na areia em comparação às corridas na esteira ou no asfalto.

Corrida na esteira, na rua ou na areia - Praia

Qual atividade queima mais calorias?

Se a intenção for emagrecer, o terreno que mais favorece é a areia. Isso acontece porque os músculos fazem mais esforço para impulsionar o corpo em uma corrida nesse tipo de terreno, o que causa maior queima de calorias.

Importante: Não deixe de consultar seu médico antes de qualquer exercício. Para que ele possa avaliar qual o treino mais recomendado para seu corpo, objetivos e características. Fazer exercícios sem supervisão profissional pode causar lesões, estiramentos e contusões. O exercicio físico deve auxiliar e não prejudicar a sua. Pense nisso.

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23/11/18