OUTUBRO_TXT

Outubro Rosa

Os principais cuidados para a saúde da mulher

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), referência no tratamento da doença no país, afirma que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

O Outubro Rosa é uma mobilização mundial que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce, do tratamento e da cura do câncer de mama. A campanha ressalta a  importância do autoexame, dos exames de prevenção para mulheres de 40 a 49 anos e da mamografia a cada dois anos para as de 50 a 69 anos.

OUTUBRO_TXT_DENTROAlguns fatores podem influenciar as chances de desenvolver o câncer, como fatores ambientais, genéticos e de estilo de vida, obesidade após a menopausa, exposição frequentes à radiação e casos na família.

Preste atenção aos sintomas

Os sintomas do câncer de mama são facilmente identificados. Os principais são caroços ou nódulos na região das mamas, axila e até mesmo na região do pescoço, geralmente duros e indolores.

Mamas avermelhadas e retraídas, alterações nos mamilos e saídas espontâneas de líquidos pelo bico do peito também são evidências do organismo de que algo não está indo muito bem.

O que você pode fazer para reduzir os riscos:

  • Ter uma alimentação saudável;
  • Controlar seu peso;
  • Praticar exercícios físicos regularmente. Eles aliviam o estresse físico e emocional e melhoram o funcionamento do organismo;
  • Evitar o tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Fazer os exames de rotina e procurar assistência médica ao suspeitar de sintomas.

O objetivo do Outubro Rosa é gerar discussão sobre o assunto e desmistificar a doença. Assim, mulheres potencializam suas chances de serem diagnosticadas precocemente e tenha mais chances de vencer essa batalha.

Compartilhe

19/10/18