capa-texto-bcaa

BCAA e sua importância para o metabolismo

A suplementação adicional pode ser benéfica quando as atividades intensas de treino exigem muito dos músculos

Depois da proteína do soro do leite (Whey Protein), o BCAA é, certamente, o suplemento mais famoso nas academias, utilizado por quem deseja obter maior resistência durante as atividades físicas, principalmente para treinos de ins nos setores: fisiculturismo, hipertrofia entre outros de alta intensidade.

No entanto, muitos não sabem o que é BCAA. No texto de hoje vou explicar sobre essa substância e como ela age no organismos.

O que é BCAA?

bcaaO BCAA, ou aminoácidos de cadeia ramificada em português, são aminoácidos essenciais (substâncias que o organismo não produz e são provenientes da alimentação), que correspondem em torno de 35% da quantidade total de aminoácidos presentes nos músculos.

Embora as fontes de proteínas completas (como as carnes e grãos) contenham BCAA, pesquisas mostram que a suplementação adicional pode ser benéfica, principalmente quando as atividades são intensas e exigem muito dos músculos.

Em cada dose de BCAA é possível suprir o organismo com 3, entre 9 aminoácidos, especialmente a Leucina, Isoleucina e Valina, que atuam desde a participação no metabolismo energético e geração de esqueletos de carbono até mudanças no sistema imune.

Para que serve?

A suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada auxilia na recuperação de lesões musculares, formadas durante treino de musculação e outras atividades de alto impacto.

treinamento-intensivoIsso porque, durante o treino, o corpo sofre um processo no qual existe um desgaste energético muscular (estado catabólico), ou seja, uma degradação da massa muscular. Dessa forma, se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia.

Por isso, caso não ocorra a reposição correta uma das consequências desta evidência é a perda de massa muscular.

Benefícios

Um dos principais benefícios percebidos por quem consome BCAA na forma de suplementos é a contribuição para o ganho de massa muscular. Pesquisas mostram que o consumo de suplementos de proteína aliados ao BCAA auxiliam na performance muscular e  promovem a utilização de gorduras (que auxilia no emagrecimento). Dessa forma, fazendo que o desempenho físico seja melhorado e melhore a recuperação funcional durante a prática esportiva.

No uso pós-treino, o BCAA auxilia de forma positiva na síntese das proteínas e melhora os níveis de glutamina, recuperando e aumentando os músculos.

adult_athlete_dark_energy_exercise_exercise_equipment_female_fit-927261

Além disso, esses aminoácidos proporcionam outros benefícios:

  • Melhora a qualidade nutricional, proporciona mais disposição, reduz a fadiga física e mental;
  • Auxilia na otimização do sistema imunológico;
  • Ajuda na preservação da massa muscular quando existe baixa atividade física, dietas para emagrecimento ou no aumento da idade;
  • Auxilia na diminuição da incidência de Dor Muscular Tardia, agravante na performance de atletas.

Efeitos Colaterais

Como qualquer substância, é necessário tomar cuidados durante o consumo, pois o excesso de qualquer aminoácido, podem ocorrer efeitos colaterais. Entre os efeitos colaterais mais salientes temos:

  • Dor de cabeça
  • Dificuldades motoras
  • Aumento da flatulência e constipação
  • Irritações gastrointestinais
  • Náuseas
  • Hipoglicemia

Entretanto, outros efeitos podem se manifestar considerando as diferentes reações metabólicas de cada pessoa.

Orientações

Lembre-se, antes de consumir qualquer tipo de suplemento, consulte um profissional especializado para te orientar e faça exames médicos regularmente.

Você utiliza a suplementação de BCAA para aumento de massa muscular? Já percebeu resultados positivos ou negativos com o seu uso? Comente.

Compartilhe

20/08/18