Ultrassom na Gravidez

Ultrassom na Gravidez

A ultrassonografia é o exame de imagem de escolha para o acompanhamento na gestação pois não oferece riscos para o feto e não tem contra-indicações. De um modo geral, são recomendados 3 a 4 exames durante a gravidez e os mais importantes são:

No começo do pré-natal para confirmar a existência de um embrião dentro do saco gestacional e de gravidez intra-uterina, ouvir os batimentos cardíacos do feto, identificar precocemente uma gravidez gemelar e estimar a idade gestacional. Muita emoção ouvir o coraçãozinho de um grão de arroz…

Ao redor da 12ª semana, costuma-se realizar o primeiro usg morfológico, onde mede-se a translucência nucal, que avalia a quantidade de líquidos na região da nuca do feto e quando alterada, pode sugerir alterações cromossômicas como a síndrome de Down. Geralmente já dá para avaliar o sexo do bebê nesse exame.

No segundo trimestre de gestação, o usg deve ser realizado, de preferência entre a 18ª e 24ª semana de gestação, para avaliação da formação anatômica do feto, o segundo usg morfológico e é o mais importante da gravidez, pois é capaz de detectar malformações do feto.

No terceiro trimestre, o USG serve para acompanhar a taxa de crescimento e vitalidade do feto, a localização da placenta do útero, a quantidade líquido amniótico, a sua posição dentro do útero e a posição do cordão umbilical. Nessa fase pode-se fazer os exames com tecnologia 3D e 4D onde é possível ver com mais clareza o formato do rosto e os movimentos do bebê. Esse foi o último exame que realizei com o dr. Paulo, da clínica Cossi.

Vocês arriscam dizer com quem Luisa parece mais?

Compartilhe

10/04/18