7-alimentos-que-devem-ser-evitados-durante-a-noite

7 Alimentos que devem ser evitados durante a noite

Perder peso de maneira saudável, assim como mantê-lo, é uma meta que exige muita atenção quanto aos itens que compõem o cardápio, especialmente os alimentos que devem ser evitados durante a noite.

Café da manhã e almoço, tal como o jantar, são essenciais para o bem-estar do organismo, e devem ser incluídos de maneira regular e equilibrada a rotina, pois apesar do mito “comer a noite engorda”, inúmeros especialistas afirmam que a refeição noturna é tão importante quanto as demais.

Contudo, a escolha do prato é algo que requer alguns cuidados, dado que o corpo passa a utilizar menos energia neste período, desta forma, reduzindo seu gasto calórico e, como já se sabe, toda a energia não utilizada transforma-se em gordura.

Além de promover melhor digestão e prevenir contra incômodos como refluxo, os ingredientes certos para esta refeição contribuem também para o sono de melhor qualidade, outro fator favorável para quem deseja emagrecer. Por isso, confira a seguir quais os 7 alimentos que devem ser evitados durante a noite.

1 – Carboidratos Refinados

Apesar de comumentes consumidos, macarrão, biscoitos, pizza, e pão branco não são nem um pouco aconselháveis para este horário, uma vez que, com baixo teor de fibras e ricos em açúcar, suscitam o aumento dos níveis de insulina.

Além disto, com ritmo reduzido do organismo, os carboidratos refinados tornam o processo digestivo ainda mais dificultoso, e a energia por eles fornecida, como não utilizada, será gordura acumulada.

2 – Guloseimas

Mesmo em uma dieta de emagrecimento saudável, as guloseimas podem ser consumidas moderadamente, todavia, não são recomendadas entre o jantar e a hora de dormir, visto que a grande quantidade de açúcar e gordura que possuem é muito superior ao que o corpo será capaz de queimar, logo, se converterá em gordura armazenada.

Outro fator maléfico é que algumas destas guloseimas, como chocolate ou refrigerante, detêm cafeína, prejudicando o que deveria ser uma boa noite de sono.

3 – Bebidas Alcoólicas

Dentre os alimentos que devem ser evitados durante a noite, bebidas alcoólicas apesar de induzir ao sono, têm como consequência ciclos desregulados que impedem o ideal descanso. E, altamente calóricas, igualmente promovem a desidratação e dificuldade do organismo para absorver outros nutrientes.

4 – Carne Vermelha

Carne vermelha é uma opção mais indicada para a hora do almoço, isto porque, rica em proteínas e gorduras, obrigam o corpo a trabalhar intensamente para digeri-la, o que pode ocasionar uma má noite de sono.

5 – Embutidos e Congelados

Alimentos processados possuem grandes quantidades de sódio, conservantes, e calorias, ou seja, não devem ser consumidos frequentemente.

Todavia, incluí-los nas refeições/lanches noturnos é ainda mais prejudicial a saúde, visto que o processo de digestão se tornará relativamente vagaroso e, como resultado, mais destas substância serão absorvidas.

6 – Frituras

Frituras são famosas devido ao seu excesso de gordura, bem como, os danos causados por este padrão alimentar.

Não obstante, quando poucas vezes presente na dieta regular, deixa de ser uma vilã, exceto quando ingerida poucas horas antes de dormir, o que irá causar além do mal-estar digestivo, também o fornecimento de energia muito além do que será queimada.

7 – Alimentos Condimentados

Refeições demasiadamente temperadas, não são a melhor escolha, pois entre os alimentos que devem ser evitados durante a noite, pratos bem condimentados são responsáveis por provocar azia e refluxo durante o sono.

Um menu leve, consumido de 2 à 3 horas antes de se deitar, composto por saladas e carne branca, por exemplo, é uma ótima opção para o jantar, capaz de dispor os nutrientes necessários, sem sobrecarregar a ação digestiva, o que beneficia o corpo como um todo, e até mesmo oferece vantagens para processo de emagrecimento saudável.

Gostou da matéria e quer saber mais sobre alimentação saudável? Então acompanhe o blog.

Compartilhe

Por:

30/11/16