o-que-e-nutrologia

O que é Nutrologia?

Com a correria do dia a dia fica cada vez mais difícil ter uma alimentação balanceada. A médio e longo prazo, a falta de atenção quanto aos alimentos que ingerimos causa efeitos colaterais que impactam diretamente na nossa saúde e bem-estar, além de refletirem no desempenho das atividades e até das nossas necessidades físicas, como dormir.

A nutrologia foca na prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias no comportamento alimentar. Essa especialidade médica estuda os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo normal e fisiopatológica, bem como, o tratamento dos distúrbios de nutrientes. Saiba mais sobre este assunto, e entenda como pode beneficiar a sua saúde!

Conceito de Nutrologia

O profissional desta área trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo da pessoa, visando o desenvolvimento de hábitos alimentares mais corretos, resultando em uma vida mais saudável. Mas como diferenciar um nutrólogo de um nutricionista?

Uma das grandes diferenças entre nutrólogo e o nutricionista, é que o nutrólogo é o profissional formado em medicina e habilitado a fazer a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias associadas à nutrição do indivíduo, como obesidade, compulsão alimentar, anorexia, bulimia e deficiências de micro e macro nutrientes. Além disso, pode prescrever medicamentos, que por lei, é atribuição limitada ao médico.

Por outro lado, o nutricionista é o profissional que fez nutrição e, diagnostica possíveis deficiências e excessos do organismo, assim, prescrevem dietas e cardápios de acordo com cada paciente.

É importante também lembrar que o tratamento MULTIDISCIPLINAR, é o qual o nutrólogo e o nutricionista trabalham juntos, fornecem melhores resultados ao paciente.

Atribuições da nutrologia

Conheça algumas das vantagens de se consultar um nutrólogo:

• Este profissional avalia a carência ou excesso de nutrientes no organismo através de exames para determinar a ingestão adequada de proteínas e vitaminas, para que o cliente alcance as substâncias corretas de acordo com seu perfil;
• Por ser formado em medicina, o nutrólogo pode receitar medicamentos, caso seja necessário;
• Sua especialidade fornece orientação sobre qual alimentação é a mais indicada para corrigir o peso e manter a saúde em dia;
• É altamente indicada para aqueles que realizam atividades físicas.

Nutrologia Esportiva

Para os que desejam melhorar o desempenho nas diversas atividades esportivas, na recuperação pós-exercícios ou mesmo na prevenção de enfermidades, o médico nutrólogo pode ser o mais recomendado.

Utilizando de exames específicos junto com a avaliação clínica, este especialista pode identificar carências e excessos em sua dieta que, influenciem e justifiquem o seu rendimento no esporte, assim como seu bem-estar geral, e indicar a melhor solução.

A escolha de hábitos alimentares com embasamento científico pode ajudar o atleta a equilibrar os nutrientes no pré e pós-treino, garantindo melhor resultado nas práticas esportivas.

E você? Já visitou este médico? Compartilhe com a gente sua experiência junto ao profissional!

Compartilhe

Por:

28/07/16